segunda-feira, 30 de abril de 2007

agradecimentos (continuação)

Faltava-nos um agradecimento que julgamos ter de fazer, não porque nos esquecemos, mas porque é alguém que não participou directamente na realização do vídeo, tendo sido importante na fase anterior, a fase de projecto.
Visto este vídeo ser o resultado de um projecto feito para a cadeira de Iniciação ao Projecto de Vídeo, do 2º ano de Som e Imagem, da ESAD.CR, temos de falar de Nuno Lisboa que foi o nosso professor.
Foi ele que propôs a todos os grupos o tema “O Trabalho”. A partir daí e depois de escolhermos, ainda às escuras, o sub-tema “O Contrabando na Zona da Beira Interior” foi Nuno Lisboa quem nos orientou na busca de uma razão que tem de haver sempre que se parte para a preparação de um objecto deste género. Aspectos esses que vão muito além da simples captação do som e da imagem.
Foi um professor que percebeu desde cedo a limitação do material de que dispúnhamos, bem como dos poucos dias que tivemos para a “rodagem”. Fez-nos questionar à partida as nossas ideias, muito pouco trabalhadas ou pensadas, quando o nosso único objectivo era ir para lá e gravar aquela realidade em forma de relatos.
Acabamos por achar que podíamos ter feito melhor, tal como ele também achará, porém, Fronteiras do Tempo é um documento composto dos relatos, das imagens e dos sons que três pessoas descomprometidas e com muito ainda para aprender, captaram. Nuno Lisboa apelidou este trabalho de “competente”, não sei se o será, mas é quanto basta a um vídeo que nada mais pretende que falar de um tema e duma região que poucos conhecem.

Sem comentários: